Bolsonaro venceu em 90% das zonas eleitorais em territórios de milícia no Rio

Quase meio milhão de votos em Bolsonaro saíram de áreas dominadas pela milícia, principalmente de Campo Grande e Paciência

Por POLÍTICA JB

Bolsonaro com apoiadores, entre eles, Roni Lessa (agachado, à esquerda da foto), miliciano e vizinho do ex-presidente em condomíniona Barra da Tijuca, preso acusado da morte da vereadora Marielle Franco, no Rio

Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado do primeiro turno da eleição, com cerca de seis milhões de votos a menos que o ex-presidente Lula (PT). Ele venceu, porém, nas urnas colocadas em territórios de milícias no Rio de Janeiro, revela Guilherme Amado, do Metrópoles.

Bolsonaro venceu em 90% das zonas eleitorais em bairros dominados pela milícia, de acordo com mapa da organização não-governamental Fogo Cruzado, associado a dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O chefe do governo federal e candidato à reeleição recebeu quase meio milhão de votos vindos dos territórios de milícia. "Seus maiores índices de votação, dentro do universo analisado, foi nos bairros de Campo Grande e Paciência, redutos da facção Liga da Justiça, maior milícia do estado atualmente", informa a reportagem.

Lula, com 323 mil votos nos bairros analisados, só saiu vencedor em Rio das Pedras, "um dos redutos mais antigos das milícias do estado e favela onde atuavam alguns dos personagens subterrâneos que rondam os Bolsonaro, como o ex-PM Adriano da Nóbrega, assassinado em 2020, na Bahia, numa troca de tiros com policiais".

Os bairros considerados para o levantamento foram: Praça Seca, Santa Cruz, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Curicica, Sulacap, Cosmos, Paciência, Campo Grande, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Campinho, Vargem Grande e Vargem Pequena. (com Brasil 247)