Ciro Nogueira aceita convocação de Bolsonaro e é o novo ministro da Casa Civil

Senador e presidente do Partido Progressista, Ciro Nogueira levará consigo para Casa Civil o apoio do centrão, grupo no qual Bolsonaro mira estrategicamente para se fortalecer no governo

Por redacao@jb.com.br

Senador Ciro Nogueira

Após reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (27), o senador Ciro Nogueira (PP-PI), aceitou oficialmente a convocação do presidente, Jair Bolsonaro, para ser o novo ministro da Casa Civil.

Nogueira é presidente do Partido Progressista (PP) e um dos líderes no Congresso do centrão. A reunião confirma a reforma ministerial anunciada por Bolsonaro na quarta-feira (21).

O encontro entre o presidente e o senador deveria ter ocorrido na tarde de ontem (26), entretanto, o senador que estava no México, enfrentou problemas técnicos com o voo e a data da reunião foi alterada.

Ao que tudo indica, a ida de Ciro para Casa Civil é uma das estratégias de Bolsonaro para se fortalecer politicamente e continuar ativo na arena política mediante crescente impopularidade.

O presidente tenta estreitar seus laços com o centrão, grupo essencial para o governo ganhar votações no Congresso, e também busca melhorar a relação com o Senado, onde a CPI da Covid tem gerado desgastes para o Palácio do Planalto.

Com a confirmação, Ciro deve buscar a reconciliação com o Judiciário e se tornar um novo interlocutor entre o Executivo e o Supremo Tribunal Federal (STF).(com agência Sputnik Brasil)