Zveiter reage contra ofensas nazistas: "Imputação especialmente indigna quando dirigida a um judeu"

Por

O relator da denúncia contra o presidente Michel Temer, deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), iniciou sua fala, após os debates dos parlamentares na Comissão e Constituição e Justiça (CCJ), reagindo contra as ofensas que sofreu durante a discussão de seu parecer. Ontem ele foi chamado de “burro” e “incompetente” por deputados exaltados, mas sua principal reclamação foi contra a comparação de seu relatório a argumentos nazistas.

“Essa imputação já é indigna contra qualquer pessoa, mas especialmente quando dirigida contra alguém da comunidade que sofre com a morte de 6 milhões de pessoas vítimas desses crimes”, disse o deputado, que é o único judeu no exercício do mandato nesse momento. 

A ofensa teria partido do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), durante os debates. Ao criticar o mérito do parecer do relator, Perondi teria insinuado que Zveiter estaria fazendo apologia ao nazismo.

“A ousadia do relator servir à Procuradoria, dizer que em dúvida é pela sociedade, não para o réu. Vamos rasgar o Código Penal. Isso é apologia do nazismo, do fascismo. Mussolini fez mal. Hitler fez mal com essa política. Triste o comportamento do parlamentar”, afirmou Perondi, na ocasião.

O relator afirmou que o "discurso odioso" do Perondi foi feito de forma premeditada e com dolo direto, visando lhe atingir por conta de sua crença religiosa.

"Tamanho absurdo não pode ser permitido no Estado Democrático de Direito, que garante a liberdade religiosa e proíbe terminantemente a prática do racismo”, respondeu Zveiter.

Ao longo do processo na CCJ, Zveiter foi atacado por membros do PMDB, justamente por ter feito um parecer favorável à admissibilidade de denúncia contra Temer, que é do mesmo partido.

>> Zveiter nega saída do PMDB após parecer sobre denúncia contra Temer

>> "Há indícios suficientes para receber a denúncia", afirma relator da CCJ