Michel Temer demite advogado-geral da União

Por

O presidente Michel Temer anunciou nesta sexta-feira (9) a demissão do advogado-geral da União, Fábio Medina Osório. No lugar dele assume a advogada Grace Maria Fernandes Mendonça, servidora do órgão.

A assessoria do Planalto não deu detalhes sobre os motivos que levaram à mudança, que resultou na primeira mulher advogada-geral da União. 

O JB já havia destacado que a reação de Medina Osório a uma declaração do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi vista como infantil. Padilha havia afirmado na quinta-feira, durante uma discussão, que Osório seria demitido. Padilha estaria irritado com a atuação da AGU na Operação Lava Jato.

>> Quem sai? Fábio Medina Osório ou Eliseu Padilha?

Grace Maria Mendonça é advogada da União desde 2001. Na AGU, ela ocupou cargos como o de coordenadora-geral do Gabinete (2001) e o de adjunta do advogado-geral (2002). Foi também secretária-geral do Contencioso entre 2003 e 2016, cargo pelo qual representou a União perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e fez sustentações orais em mais de 60 processos.

Discussão

Medina teria tido uma discussão com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, na quinta-feira (8). Em seguida, Padilha teria afirmado que Medina estava demitido, o que provocou a reação do então advogado-geral da União, que teria afirmado que quem demite é o presidente Michel Temer.

Em nota, o governo anunciou a demissão de Fábio Medina Osório: Após pressão, Fabiano Silveira renuncia ao Ministério da Transparência