'El País': Polêmica de ex-amante de FHC fermenta o caos político brasileiro

Revelações de Mirian Dutra sobre relação com ex-presidente explodem bomba midiática no país

Por

Matéria publicada no jornal El País neste sábado (20), conta que as revelações da jornalista Mirian Dutra, de 55 anos, ex-amante do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sacudiram a já convulsionada vida política do Brasil. 

A jornalista, que atualmente vive em Madri, afirmou que uma empresa, a Brasif S.A. Exportação e Importação, que operava na época, entre outras coisas, as lojas de duty freede vários aeroportos, lhe enviava todos os meses, de 2002 a 2006, cerca de 3.000 dólares mensais em virtude de um contrato falso que, na realidade, era um pagamento encoberto de uma pensão que o ex-presidente dava a Dutra para ajudar na manutenção do filho de ambos, Tomás. 

Segundo a reportagem, o menino nasceu em 1991, fruto de uma relação que o político e a jornalista haviam mantido desde 1985. Em uma entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, a jornalista disse que Fernando Henrique Cardoso lhe pediu inclusive que abortasse, mas ela preferiu seguir em frente com a gravidez. 

“Fui para Portugal e a rede Globo me contratou, mas eu não ganhava o suficiente para manter meus filhos (...) anos depois, quando vivia em Barcelona, me senti exilada porque quis voltar ao Brasil e não me deixaram”.

Texto baseado em matéria do jornal El País. Para ler na íntegra, acesse link abaixo:

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/politica/1455917058_941959.html