Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

Um funcionário do museu foi encaminhado ao hospital mas não resistiu

Por

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21). No final da tarde, quando as chamas pareciam diminuir, o fogo aumentou consideravelmente, mas foi controlado por volta das 18h30. 

Apesar de o museu ficar fechado às segundas-feiras, algumas poucas pessoas estavam no local. Um funcionário do espaço cultural, um bombeiro civil que trabalhou no controle das chamas, foi encaminhado ao hospital mas não resistiu. Ele teve parada cardiorrespiratória.

Dezessete viaturas e 80 bombeiros trabalharam no combate ao fogo e enfrentaram dificuldades devido ao vento e à chuva no local. A assessoria do Museu informou que as causas do incêndio ainda não são conhecidas.

As linhas 7 e 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram a circulação interrompida entre as estações Luz e Brás.

De acordo com o coronel do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo, o incêndio começou no primeiro andar e passou para os andares superiores. "As chamas se propagaram de forma muito rápida. Tivemos a notícia que o incêndio começou e se propagou rapidamente até pela estrutura de madeira, material plástico e borracha que compõem o museu. Isso faz com que o fogo se propague rapidamente", disse.

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006 e se consolidou como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.