CPI do Carf decide se ouvirá Cid Gomes, Erenice Guerra e Silas Rondeau

Por

A CPI do Carf deve votar, na reunião marcada para as 9h desta quinta-feira (10), a convocação de três ex-ministros: Cid Gomes (Educação), Silas Rondeau (de Minas e Energia) e Erenice Guerra (Casa Civil).  Os requerimentos de convocação são de autoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), presidente da CPI.

Ataídes argumenta que um depoente relatou à CPI ter visto algumas “autoridades públicas” em um escritório suspeito de atividades irregularidades com o Carf. Essas autoridades seriam os ex-ministros. O escritório seria o do advogado José Ricardo da Silva, compartilhado com Alexandre Paes dos Santos – que, segundo o senador, é um “conhecido lobista de Brasília, também citado muitas vezes nas investigações até aqui desenvolvidas”.

Para Ataídes, é importante a CPI colher o depoimento dos ex-ministros, a fim de que eles possam esclarecer as razões pelas quais se reuniram, em Brasília, “com um conhecido lobista e com um advogado conhecido por atuar às margens da lei junto ao Carf”. Também está prevista a votação do requerimento que pede a quebra do sigilo fiscal de Alexandre Paes dos Santos e de José Ricardo da Silva.

A CPI foi criada para investigar irregularidades nos julgamentos realizados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), apontadas pela Operação Zelotes, da Polícia Federal. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) é a relatora da CPI, que tem o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) como vice-presidente.