Guarda Municipal de Campinas usará armas com tinta em protestos

Por

Após três protestos realizados na cidade de Campinas (SP), que terminaram com atos de vandalismo da minoria dos participantes, os homens da Guarda Municipal local utilizarão uma arma que dispara munições de tinta, para marcar vândalos flagrados em ato de depredação durante as manifestações.

Segundo a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, a arma, modelo FN-303, é de fabricação belga, não-letal, e capaz de disparar cinco tipos diferentes de munição: tinta lavável, tinta indelével, pimenta, impacto e impacto com pó inerte. Ela é usada especificamente para o controle de distúrbios. 

De acordo com a assessoria da secretaria, a Guarda Municipal de Campinas possui três armas desse tipo. Elas foram adquiridas há cerca de um ano, mas não haviam sido utilizadas, mesmo após a sequência de manifestações na cidade. 

O uso da arma foi definido em uma reunião realizada nesta quarta-feira entre o prefeito da cidade, Jonas Donizette (PSB), o secretário de Segurança Luiz Augusto Baggio e os comandos das policias civil e militar, além da Guarda Municipal.

Além do uso da arma, as forças de segurança pretendem reunir imagens, em fotos e vídeos, de pessoas que forem capturadas em atos de vandalismo. De acordo com informações do delegado seccional de Campinas, José Carneiro de Campos Rolim Neto, pelo menos 28 pessoas já foram identificadas. Entre elas, 12 adolescentes. Os suspeitos deverão ser indiciados.

“Todas as forças policiais envolvidas nessas manifestações estão orientadas para o não uso da violência”, disse o prefeito. “No entanto, a população também espera que haja ações para conter esses casos de vandalismo. Por isso, estamos cooperando para que esses suspeitos sejam identificados e enquadrados nos termos legais”.