PF deflagra operação contra o tráfico internacional de cocaína

Por

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Comboio, que tenta desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína entre a Bolívia e o Brasil. Aproximadamente 200 policiais federais participam da operação, que consiste no cumprimento de 52 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão, expedidos pela terceira Vara da Comarca de Pontes e Lacerda (MT), a serem cumpridos nos estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão.

De acordo com a PF, as investigações começaram há cerca de um ano, quando foi instaurado Inquérito Policial a partir do relatório de inteligência da Operação Sentinela, onde foram reunidas informações de uma quadrilha especializada em tráfico interestadual de cocaína. No decorrer das investigações foram efetuados dez flagrantes, que já resultaram na apreensão de 574,60 quilos de cocaína e diversos automóveis, além da prisão de 13 pessoas, sendo que a maioria delas conhecidas como “mulas do tráfico” – responsável pelo transporte das drogas.

Todos os presos na operação serão levados para a Delegacia de Policia Federal em Cáceres para serem interrogados e encaminhados para a Cadeia Pública local.

A Operação Comboio recebeu esse nome por que os veículos utilizados pelos principais integrantes possuíam equipamento de rádio comunicação, que geralmente é utilizado por motoristas que se comunicam entre si em caso de algum acidente, mas que, nesse caso, era utilizado pela quadrilha quando do transporte de entorpecentes, de forma que possibilite aos “batedores” avisar quando da existência de barreira policial.