Inpe prevê chuvas, por vários dias, nos reservatórios das hidrelétricas

Previsão anima pessoal da ONS que torce para que caia mais água

Por Renan de Almeida*

Para satisfação do governo e, principalmente, do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está prevendo para os próximos dias bastante chuva na região Sudeste e Centro-oeste, justamente onde estão os principais reservatórios que hoje estão em níveis baixíssimos. Como os reservatórios desta região respondem por 70% da capacidade de produção das hidrelétricas do país, a torcida dentro da ONS é enorme, embora eles não revelem isto publicamente.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos(CPTEC) do Inpe estima que, a partir desta quarta-feira (9), a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a atingir o país em 2013 provocará chuva intensa no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Para alimentar os reservatórios é necessário que as nuvens carregadas estacionem sobre a cabeceira dos rios que servem para alimentá-los. Segundo o CPTEC, isto deve ocorrer  fazendo com que a massa de nuvens permaneça entre quatro e sete dias nas regiões Sudeste/Centro-oeste.

Adicionalmente, na quinta-feira (10), está prevista a formação de um sistema de baixa pressão na altura do Rio de Janeiro que intensificará a presença de massa e umidade em direção à costa de São Paulo e do Rio, intensificando as chuvas nesta região.

* Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil