Confira o que abre e fecha no Ano-Novo em São Paulo

Por

Por causa do feriado do dia 1º de janeiro de 2013 (Confraternização Universal) e do ponto facultativo do dia 31 de dezembro, que caem nas próximas segunda e terça-feira, alguns serviços municipais da capital paulista, o comércio e os bancos terão algumas alterações. Veja o que abre e fecha e como você pode consultar os serviços durante o feriado:

Abastecimento

Nos dias 29 e 30, as feiras terão seu horário prorrogado em uma hora, em razão das festas de Ano Novo.

No dia 30 de dezembro, estarão fechados o mercado Kinjo Yamato (Cantareira) e o Santo Amaro. O Mercado Paulistano (Central) funcionará das 6h às 16h; Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Central Leste, das 7h às 18h; Guaianases, Penha, Ipiranga e Sapopemba, das 8h às 13h; Tucuruvi e Pinheiros, das 8h às 14h; Lapa, das 8h às 15h; Vila Formosa, das 8h às 16h; e São Miguel, das 8h às 17h.

No dia 31 de dezembro, o Mercado Santo Amaro estará fechado. O mercado Kinjo Yamato (Cantareira) funcionará das 3h às 12h; o Paulistano (Central), das 6h às 18h; Pirituba, das 7h às 14h; Teotônio Vilela, das 7h às 16h; Central Leste, das 7h às 18h; Pinheiros, das 8h às 13h; Tucuruvi e Lapa, das 8h às 14h; Ipiranga, das 8h às 15h; Penha, Sapopemba e Vila Formosa, das 8h às 16h; São Miguel, das 8h às 17h; e Guaianases, das 8h30 às 19h30.

No dia 1º de janeiro, os mercados municipais e sacolões não abrirão, nem as feiras livres funcionarão.

No dia 2 de janeiro, ponto facultativo, não abrirão os Mercados Central Leste, Guaianases, Ipiranga, Lapa, Paulistano, Penha, Santo Amaro, São Miguel, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa.

Assistência Social

Nos dias 29, 30 e 31 de dezembro e 1° de janeiro, vão funcionar apenas os serviços que são oferecidos 24 horas: abrigos casas de acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape) e os Centros de Acolhida (antigos albergues). Permanecerão fechados a Loja Social, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e a Coordenadoria de Assistência Social (CAS).

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento ao público nem no dia 31 de dezembro, nem no dia 1º de janeiro.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro) sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). A população pode ainda utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Correios

No domingo, dia 30 de dezembro, a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 9 às 17h; as demais agências estarão fechadas. No dia 31, a maioria das agências terá expediente até as 12h. Não haverá expediente em nenhuma agência na terça-feira (1º).

Cultura

De 23 de dezembro a 1º de janeiro, permanecerão fechadas as bibliotecas de bairro, além das unidades Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa. Já as bibliotecas Mário de Andrade e a Circulante suspenderão as atividades de 22 de dezembro a 6 de janeiro. Os Bosques de Leitura fecham de 23 a 30 de dezembro. Já os Ônibus Bibliotecas funcionarão dias 23, 26, 27 e 28 de dezembro, mas não vão atender de 29, 30, 31 e 1º. A Hemeroteca - anexa à Biblioteca Mário de Andrade, estará aberta para visitação de 26 a 28 de dezembro, e de 2 a 4 de janeiro, das 10h às 17h.

A Praça das Artes, Sítio da Ressaca e Sítio Morrinhos estarão fechados de 22 de dezembro a 7 de janeiro. A Galeria Olido ficará fechada de 17 de dezembro a 1º de janeiro. O Monumento à Independência (Capela Imperial) fecha no dia 22 e reabre no dia 8 de janeiro.

Os teatros também suspendem o funcionamento no final do ano. O Theatro Municipal e o Museu do Theatro ficarão fechados de 22 de dezembro a 6 de janeiro. De 17 de dezembro a 1º de janeiro não funcionam as casas Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, João Caetano e Zanoni Ferrite. Em fase de reformas, seguirão suspensas as atividades dos teatros Artur Azevedo, Flávio Império, Martins Penna e Paulo Eiró.

As Casas da Imagem (antiga Casa nº 1), do Bandeirante, do Grito, Modernista, do Sertanista e do Tatuapé fecham no dia 22 e reabrem dia 8 de janeiro. Não atenderão os centros culturais da Penha, de 22 de dezembro a 1º de janeiro; São Paulo, de 22 a 8; e Ruth Cardoso, de 17 a 7. Entre os dias 22 de dezembro e 6 de janeiro as escolas de Bailado, de Iniciação Artística e de Música terão as atividades suspensas.

Educação

As aulas nas escolas municipais serão reiniciadas no dia 6 de fevereiro. Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) não abrirão nos dias 31 e 1º.

Emprego

O Banco Confia (Banco de Microcrédito da Cidade de São Paulo) não funcionará, e só voltará às atividades após o dia 7 de janeiro.  As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), CAT Móveis e Tendas não abrirão nem no dia 31 de dezembro, nem no feriado de 1º de janeiro.

Energia

Informações sobre falta de energia, casos de fio partido, poste abalroado ou problemas na rede de distribuição funcionando 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados na Central de Atendimento de Emergência pelo telefone 0800-7272-196.

Esportes

Os Clubes da Cidade não abrirão nos dias 31 e 1° para atividades esportivas e de recreação. Nos demais dias, funcionarão nos horários habituais.

Metrô

No dia 31 de dezembro, a oferta de trens em todas as linhas será semelhante à que opera em um domingo típico.

Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), 4-Amarela (Butantã-Luz) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) será ininterrupta durante toda a madrugada.

Quem for comemorar a chegada de 2013 na Avenida Paulista, poderá embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Trianon-Masp), 3-Vermelha e 4-Amarela, até as 2h do dia 1º. Na Linha 5-Lilás, até a 0h. Após esse horário, para atender aos que estiverem no Show da Virada, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais continuarão em operação somente para desembarque. Por estratégia de segurança, devido a sua proximidade ao local do evento, a estação Trianon-Masp será fechada às 18h do dia 31 e reabrirá às 4h40 do dia 1º.

Durante o Réveillon, a frota de trens em operação será reforçada, o contingente de empregados operativos e de segurança aumentado e os usuários orientados sobre os horários de funcionamento e as melhores estações para chegarem ao evento, por meio de comunicação visual e de mensagens sonoras.

No primeiro dia de 2013, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais. As frotas programadas para circular serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Na quarta-feira (2 de janeiro), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as 4h nas linhas 1, 2 e 3. Na Linha 5, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

Ônibus

A SPtrans informa que o funcionamento das linhas será normal no dia 31 de dezembro. Já no dia 1º de janeiro, as linhas vão operar com 50% da sua capacidade.

Parques

Os Parques Municipais abrirão normalmente nos horários habituais. O Parque da Luz não abre na segunda-feira (31).

Procon

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá atendimento pessoal nos postos dos bairros da Sé, Santo Amaro e Itaquera, nem audiências, atendimento na ouvidoria, administrativo, telefônico ou eletrônico. O atendimento volta ao normal a partir do dia 2 de janeiro.

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e unidades de Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas funcionarão todos os dias. As AMAs tradicionais atenderão normalmente, das 7 às 19 horas, inclusive nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionarão nos dias 31 e 1º, e reabrirão normalmente no dia 2 de janeiro. As AMAs Especialidades não atenderão nos dias 31 e 1º, voltando a funcionar no dia 2 de janeiro.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento fecham nos dias 31 e 1º, e retomam as atividades no dia 2 de janeiro.