☰

Tiago Camilo perde bronze para judoca grego

Por Allan Farina

Tiago Camilo falhou na tentativa de chegar ao pódio olímpico pela terceira vez. Na tarde desta quarta-feira, o judoca paulista perdeu para o grego Ilias Iliadis por um yuko de desvantagem (fruto de duas punições contra o brasileiro) e deixou a Olimpíada de Londres sem medalhas.

O desejo pelo ouro inédito de Tiago Camilo terminou na semifinal da Olimpíada de Londres. Dono de duas medalhas olímpicas (prata em Sydney 2000 e e bronze em Pequim 2008), o brasileiro perdeu para o sul-coreano Song Dae-Nam por um wazari de desvantagem e caiu para a disputa da medalha de bronze em sua terceira Olimpíada.

Depois de três exibições extremamente convincentes, Tiago Camilo encontrou um adversário duríssimo nas semifinais. O competidor asiático rapidamente controlou a manga esquerda do brasileiro e impediu qualquer tentativa ofensiva do adversário, completamente anulado e sem a mesma postura dos outros combates dentro do tatame.

Sem conseguir controlar a pegada, Tiago buscou as costas do adversário, que aplicou um rápido seoi-nage e obteve um wazari de vantagem, obrigando Camilo a crescer no combate. Entretanto, pressionado, o brasileiro não conseguiu encaixar o jogo e forçou apenas dois shido contra o rival, obtendo o yuko. O sul-coreano, extremamente eficiente, segurou o duelo até o final e frustrou o duas vezes medalhista olímpico.

Para chegar à semifinal, o judoca paulista conseguiu anular o jogo do uzbeque Dilshod Choriev, quinto colocado do ranking mundial (duas posições acima de Camilo), triunfou por um yuko de vantagem. Embora não tenha obtido o ippon, agressivo nos dois primeiros combates, Camilo manteve a postura ofensiva diante do lutador do Uzbequistão.

Com o domínio da pegada desde o início do duelo válido pelas quartas de final, o brasileiro tomou a iniciativa e forçou o primeiro shido contra o lutador do Uzbequistão, que, acuado, acumulava falsas entradas diante de uma base segura armada por Tiago Camilo.

O judoca brasileiro manteve o controle do ritmo de luta e conseguiu derrubar o adversário. Contudo, a arbitragem não assinalou pontuação alguma e manteve o combate em aberto. Sem a vantagem, Tiago Camilo seguiu pressionando o atleta uzbeque e forçou outro shido, conquistando o yuko. Taticamente perfeito, o brasileiro anulou qualquer tipo de reação do quinto colocado no ranking mundial e avançou.

O brasileiro confirmou o favoritismo e avançou às quartas de final do torneio de judô ao superar o italiano Roberto Meloni por ippon (segundo somado no dia). Embalado pela vitória por ippon do primeiro combate, Tiago Camilo começou o duelo de uma maneira agressiva.

Acuado, o italiano evitou o confronto direto e por algumas vezes deixou a área de duelo. A falta de ação resultou em um shido para cada atleta, situação que ocorreu justamente na estreia do brasileiro.

A punição abriu novamente o combate, e favoreceu indiretamente o competidor brasileiro. Agressivo e apresentando grande variação de golpes, Tiago Camilo conseguiu um yuko antes da metade do duelo. Embalado, aproveitando um erro de Meloni, o paulista encaixou um o-soto-gari e conquistou o segundo ippon dentro do torneio, em dois duelos na ExCel North Arena.

Tiago Camilo estreou de forma categórica na Olimpíada. O experiente representante nacional venceu o ucraniano Roman Gontiuk por ippon, vitória que o garantiu na fase oitavas de final da competição.

Depois da decepção ocorrida com Leandro Guilheiro na última terça-feira, Tiago Camilo entrou no tatame com a responsabilidade de ser o maior nome masculino do judô nacional em Londres. Contudo, no início do combate diante o ucraniano, o judoca brasileiro encontrou dificuldades e acabou punido por falta de combatividade com pouco mais de um minuto de duelo.

Pressionado, Camilo, ratificou a qualidade e experiência que o credenciam ao pódio na Olimpíada. Rapidamente, o brasileiro forçou um shido contra Gontiuk no duelo válido por uma vaga nas oitavas de final.

Solto em virtude da punição contra o rival, então impedido de se comportar de forma defensiva por conta do shido, Camilo aplicou um ashi-guruma, com pouco mais de três minutos de duelo, e conquistou, em grande estilo, por ippon, a primeira vitória em Londres.