Primeiros a terminar Fuvest consideraram prova difícil
Os primeiros estudantes a terminar o vestibular da Fuvest 2011 consideraram a prova razoavelmente difícil. No entanto, as opiniões são diversas para quem realizou o processo seletivo na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, neste domingo.
O estudante Lucas Cristóvão, 17 anos, que disputa uma vaga no curso de Farmácia e Bioquímica, disse que a prova estava difícil, mas não como a do vestibular da Unesp, que realizou recentemente. "Achei a Unesp mais complicada. Mesmo assim, foi complicado porque em algumas questões você precisava de conhecimento prévio", afirmou.
O candidato Fábio Luis Siqueira Miranda, 29, que almeja o curso de Letras, criticou o vestibular da Fuvest ao qual considera muito elitizado e complicado para quem vem da periferia. "É muito difícil estudar, os livros são elitizados. Quem é da periferia não consegue acompanhar, mas estou há cinco anos me preparando, acho que esse ano vou conseguir", desabafou.
Muitos dos primeiros estudantes a sair ainda não terminaram o ensino médio e, portanto, fazem a prova como treineiros. Pedro Mussolini, 16, é um deles. Está no segundo ano do Ensino Médio e pretende estudar para Medicina ou Engenharia no ano que vem. Para ele, as questões exatas foram as mais complicadas. "Estava difícil. De zero a dez, dou oito. Não estava cansativa, mas difícil, principalmente em Exatas", avaliou.
Já Maria Luisa Bandeira, 16, lamentou não ter estudado o suficiente, mas achou positiva a experiência de fazer a prova como treineira. "Se eu tivesse estudado, teria ido melhor. No ano que vem vou estar mais relaxada".
A prova da primeira fase da Fuvest, que seleciona candidatos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo teve início às 13h e previsão de encerramento para as 18h. Neste domingo, os estudantes devem responder a 90 questões objetivas de português, história, geografia, matemática, química, física, biologia e inglês. O candidato somente poderá retirar-se da sala a partir das 16h.
A divulgação dos candidatos aprovados para a segunda etapa será feita no dia 19 de dezembro. As três provas analítico-expositivas vão acontecer de 8 a 10 de janeiro de 2012.
Inscritos
Do total de 146.885 candidatos inscritos para o vestibular Fuvest 2012, 33,4% estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Menos de 5% estudaram tanto na rede pública como na privada, e 61,1% cursaram todo o ensino médico em escolas privadas.
