Federal do Tocantins aplica vestibular de inverno neste domingo
As provas do cuncurso 2011/2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) serão realizadas neste domingo. Ao todo, a UFT oferece 1.580 vagas espalhadas pelos sete campi: Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Aproximadamente 15 mil candidatos estão inscritos no exame. O vestibular será realizado no período da manha, das 8h às 12h, e no turno da tarde, a partir das 14h30.
Neste domingo, serão aplicadas as avaliações de conhecimento geral e redação para todos os cursos. Em relação à concorrência no sistema universal, o curso de Medicina, com 149 candidatos para cada uma das 28 vagas ofertadas (4.172 inscritos), registrou um crescimento substancial no número de candidatos.
O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início. Os portões dos prédios onde se realizarão as provas serão fechados, impreterivelmente, dez minutos antes do início das provas. O candidato que chegar após o fechamento dos portões terá vedada sua entrada no prédio e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo
O candidato deve estar munido apenas de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, de seu Documento de Identidade (original) que bem o identifique. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, borracha e/ou caneta fabricada em material não-transparente durante a realização das provas.
As provas de Redação e Matemática serão realizadas pela manhã. A medida atende à nomenclatura do Enem. Pela manhã, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Redação e Matemática. À tarde, História, Geografia, Física, Química e Biologia.
No sábado foram realizados os testes de Habilidades Específicas para os inscritos no curso de Arquitetura e Urbanismo.
Tanto o número de candidatos quanto a média por vaga para o curso de Medicina são os maiores já registrados no curso. No vestibular de meio de ano em 2010, por exemplo, a média foi de 124,75 por vaga (3.493 candidatos inscritos). No sistema universal, a média candidato/vaga para o segundo semestre também cresceu, passando de 11,56 (2010-2) para 13,47 (2011-2).
Medicina lidera a lista dos cursos mais procurados na UFT, no sistema universal. Depois vem Direito (50,57 candidatos por vaga), Engenharia Civil (40,11), Medicina Veterinária (23,94) e Logística (22,85 candidatos/vaga). No sistema de cotas - que representa 5% do total de vagas ofertadas - Medicina e Enfermagem foram os mais procurados (7 candidatos por vaga). Os cursos de Pedagogia (Tocantinópolis) e Direito (Palmas) registraram média de 6,5 candidato por vaga. Em seguida vem Administração com demanda de 5,5 candidatos por vaga.
Enem
Com relação ao Novo Exame Nacional do Ensino Médio (SiSU/ENEM), a instituição reserva 25% das vagas oferecidas em cada curso, especificamente, aos candidatos que se submeterem às provas do Enem, com exceção do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Do total de vagas oferecidas, em cada curso, pela UFT 5% serão destinadas à inclusão racial, disponibilizadas à etnia indígena.
