☰

Psol protocola pedido de impeachment contra governador do DF

Por

Portal Terra

BRASÍLIA - O Psol do Distrito Federal, com o apoio do Psol nacional, protocolou nesta quarta-feira mais um pedido de impeachment contra o governador José Roberto Arruda (DEM) e o vice, Paulo Otávio (PSDB), acusados de participção no mensalão do DEM - suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares.

O pedido foi protocolado por representantes do Psol do DF e pelos deputados federais Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP), que vieram à Câmara com cartazes simbolizando o dinheiro na meia - por causa de um vídeo no qual o deputado Leonardo Prudente (PMDB), até ontem presidente da Casa, aparece colocando um maço de dinheiro em uma meia - e na cueca - devido a outro vídeo, no qual o empresário Alcyr Duarte Collaço Filho, dono do jornal Tribuna do Brasil, aparece colocando notas na cueca.

O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados neste fim de semana, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.