Crises políticas são passageiras, diz Gilmar após visitar Sarney

Por

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse hoje que as crises políticas normalmente são passageiras e evitou fazer comentários sobre a situação de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. Sarney é alvo de denúncias e está sendo pressionado pelo PSDB, DEM e PDT a deixar o comando da Casa.

- Não vou emitir juízo. Essa é uma questão política do Senado, e crise política se resolve com política - disse o ministro, após visitar Sarney para debater assuntos de interesse do Judiciário em tramitação no Congresso.

Gilmar Mendes afirmou que Sarney apenas fez um relato da atual crise vivida pela Casa. Para o ministro, "as instituições têm de ser continuamente aperfeiçoadas".

O presidente do STF afirmou, no entanto, que as indicações para a composição do Conselho Nacional de Justiça, que precisam passar pelo aval do Senado e estão paradas por conta da crise, "está retardando" as atividades. - Continuamos trabalhando. Estamos em plena atividade, mas ajudará muito se o Senado deliberar sobre as indicações -enfatizou.