Operação Alfa termina com 65 prisões e 42 veículos apreendidos
JB Online
BRASÍLIA - A Operação Alfa, desencadeada nesta segunda-feira pela Polícia Federal, com o objetivo de desmantelar quatro organizações criminosas voltadas para o tráfico internacional de drogas, resultou na prisão de 65 pessoas. Foram 25 prisões em São Paulo, 22 no Mato Grosso, nove em Goiás, oito em Minas Gerais e uma no Distrito Federal.
Nas buscas, os policiais apreenderam 42 veículos e quatro armas. Também foram apreendidos US$ 3.670, 1.900 euros e R$ 58 mil. Todo o material será encaminhado para a Delegacia da PF em São José do Rio Preto.
As investigações revelaram que a cocaína era levada por meio aéreo e terrestre pela região de Cáceres (MT) e Corumbá (MS). Uma vez no Brasil, a droga era distribuída para os estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Foram expedidos, pela Justiça Federal de São José do Rio Preto, 85 mandados de prisão temporária e 89 mandados de busca e apreensão, além de ordens para o seqüestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio das contas correntes dos investigados.
As investigações da Operação Alfa iniciaram em abril de 2007, quando levantamentos da PF em Brasília identificaram que traficantes do Mato Grosso estavam comercializando drogas com compradores da cidade de São José do Rio Preto. A partir daí, informações foram repassadas para a unidade da Polícia Federal na cidade, que instaurou inquérito policial que culminou com a expedição das ordens judiciais de prisões e buscas que foram cumpridas hoje.
Dentre os presos envolvidos no tráfico estão empresários das áreas de construção civil, turismo, comércio de automóveis, além de advogados. Dos 84 mandados de prisão, 21 foram para mulheres envolvidas no tráfico.
