Tarso Genro vai para Mônaco resolver caso Cacciola

Por

Portal Terra

RIO - O ministro da Justiça, Tarso Genro, embarca na noite deste sábado para Mônaco, onde se encontrará com autoridades locais para reforçar a necessidade de prisão preventiva do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Tarso Genro não vai entregar o pedido de extradição, que deve ficar pronto apenas na semana que vem.

A viagem do ministro da Justiça inclui um encontro, na segunda-feira, às 15h de Mônaco (10h em Brasília) com diretor-geral de Justiça do Principado, Philippe Narminau. Logo em seguida, às 16h locais (11 h em Brasília), Tarso Genro se encontra com a procuradora-geral do principado, Annie Brunet-Fuster.

Foragido desde 2000, Salvatore Cacciola foi preso no sábado passado quando entrava em Mônaco. Ele era dono do banco Marka e foi condenado a 13 anos de prisão, em 2005, pela prática dos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira no mercado barsileiro e peculato.

O governo brasileiro teve um prejuízo de R$ 1,6 bilhão no episódio, quando injetou dinheiro no Marka e no FonteCidam sob a justificativa de evitar uma crise de todo o sistema bancário.