Comissão ouvirá Mantega sobre tarifas e poupança
Agência Câmara
BRASÍLIA - A Comissão de Defesa do Consumidor decidiu convidar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para prestar esclarecimentos sobre o aumento das tarifas bancárias e sobre a política de rentabilidade da caderneta de poupança.
- As tarifas bancárias são cada vez maiores, tornando cada vez mais caro manter uma conta - reclamou o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que sugeriu a audiência, ainda sem data marcada.
O deputado citou estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) com 14 instituições financeiras, segundo o qual os custos dos pacotes tarifários dos bancos pesquisados pode variar em até 567%. Valente acredita que o problema ocorre porque os clientes não tomam conhecimento dessas cobranças.
Na semana passada, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou na Câmara que a política da instituição não tem sido a de restringir a elevação de tarifas, mas a de obrigar os bancos a serem transparentes com as cobranças.
