Embaixada da Itália em Brasília ganha prêmio Lixo Zero 2022

Embaixador Francesco Azzarello ressaltou importância de proteger meio ambiente

Por JB AMBIENTAL

Rodrigo Sabatini. no centro, presidente do Instituto Lixo Zero, entrega o certificado a representantes da embaixada italiana

A Embaixada da Itália em Brasília ganhou o prêmio Lixo Zero Brasil 2022, entregue pelo Instituto Lixo Zero Brasil, na categoria certificação. A premiação é dada anualmente para reconhecer pessoas ou instituições que se destacam na promoção de práticas concretas no descarte correto de resíduos.

Além da Embaixada, o Campari Group também recebeu um reconhecimento durante a cerimônia realizada em Cuiabá, tornando-se a primeira fábrica italiana Lixo Zero no Brasil.

"O projeto Embaixada Verde nos permitiu implementar nos últimos anos, com grande dedicação, uma série de práticas que contribuem para proteger o meio ambiente. O recebimento deste prestigioso prêmio possui um significado importante tanto a nível pessoal, tanto para Embaixada da Itália em Brasília, como para o Estado Italiano", destacou o embaixador Francesco Azzarello.

A Embaixada gerencia corretamente 97% dos resíduos gerados e, praticamente, 100% dos resíduos orgânicos são tratados no pátio de compostagem instalado dentro da própria Missão Diplomática.

O coordenador do projeto, Pedro Moura, ressaltou ainda a importância "social e educativa" da ação que, durante todo o ano, recebeu 400 estudantes de 10 escolas para visitas guiadas. "Queremos ensinar para as crianças e adolescentes como fazer compostagem em casa, adaptando o modelo que utilizamos na Embaixada. A Itália nos mostra que é possível ser Lixo Zero em qualquer lugar e precisamos ensinar isso para as novas gerações", acrescentou.

O presidente do Instituto, Rodrigo Sabatini, ressaltou que a premiação da sede diplomática é um "fato emblemático". "Trata-se de uma Embaixada que atingiu uma excelência de 97% de eficiência na sua gestão de resíduos e assume um comportamento ético de evitar poluir e evitar causar danos ao país que a hospeda", pontuou.

Além da premiação, o Embaixada Verde foi apresentado durante o Encontro Melhores Práticas Brasil, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Mato Grosso, também em Cuiabá. (com agência Ansa)