Fachin pauta suspeição de desembargadores e processo de Lula pode ser anulado

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), pautou dois habeas corpus da defesa do ex-presidente Lula que pedem a suspeição dos desembargadores João Pedro Gebran Neto e Carlos Thompson Flores

Por JORNAL DO BRASIL

Lula

Os desembargadores citados pela defesa foram responsáveis pela condenação de Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia, em São Paulo.

O ministro Edson Fachin é o relator da Lava Jato no STF. Portanto, com a sua decisão, se os desembargadores forem considerados suspeitos, todas as ações do caso no âmbito do TRF-4 (Tribunal Regional da 4ª Região) podem ser anuladas.

Vale lembrar que o tribunal foi responsável por julgar diversos recursos referentes a casos da Lava Jato de Curitiba.

Entenda a suspeição

Dado que os dois habeas corpus foram pautados por Fachin em plenário, ministros da Corte poderão depositar seus votos entre os dias 5 e 12 de março.

Nos pedidos da defesa de Lula, os advogados reforçam o entendimento de que os desembargadores foram parciais em suas decisões. Eles citam, como exemplo, trechos de um livro escrito pelo desembargador Gebran Neto.

Eles sustentam a existência de uma "indiscutível relação de amizade íntima" entre o desembargador Gebran Neto e o ex-ministro Sergio Moro, e argumentam que "o cenário apresentado, de clara amizade entre os profissionais já possibilita se suscitar a hipótese de suspeição, o que enfraquece uma das balizas essenciais da imparcialidade".

O caso do sítio de Atibaia

O processo a respeito de um sítio no interior paulista rendeu a segunda condenação de Lula em ações judiciais da Lava Jato. Na denúncia do Ministério Público Federal, o ex-presidente é acusado de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

No entendimento da Justiça, o imóvel passou por reformas custeadas pelas empresas Odebrecht, OAS e Schahin em benefício de Lula e sua família. O sítio está em nome de Fernando Bittar e Jonas Suassuna, sócios de Fábio Luiz Lula da Silva, filho do ex-presidente. (com agência Sputnik Brasil)