Ibope: Jair Bolsonaro lidera com 59% dos votos válidos; Fernando Haddad tem 41%

Por

Candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15) a primeira pesquisa do instituto do segundo turno da eleição presidencial. Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 59% dos votos válidos. O petista Fernando Haddad tem 41%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para calcular votos válidos, são excluídos da amostra votos em branco, nulos e eleitores indecisos. A Justiça Eleitoral adota o mesmo procedimento para calcular o resultado da eleição.

Primeiro turno

No primeiro turno das eleições 2018, Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos. Fernando Haddad ficou em segundo na corrida, com 29,28%.

Se levada em conta intenção de voto total, Jair Bolsonaro tem 52%. Já Fernando Haddad soma 37%. Os votos brancos e nulos somam 9%. E um percentual de 2% dos entrevistados não responderam.

O Ibope entrevistou 2.506 mil pessoas nos dias 13 e 14 do mês de outubro. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01112/2018. O nível de confiança da pesquisa, encomendada por TV Globo e Estado de S. Paulo, é de 95%.

Rejeição

Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram aos eleitores se votariam em cada um com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum.

Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes convictos: 41% votariam nele com certeza, e 35% não votariam de jeito nenhum. Haddad é o que tem a maior rejeição: 47% não o escolheriam em nenhuma hipótese, e 28% manifestam certeza na escolha.

(Com informações do Estado de S. Paulo)