Como o Marketing 4.0 pode ajudar em tempos de crise

Por Pâmela Pinto*

Quantas propagandas você viu no seu perfil do Facebook ou do Instagram, hoje? Algumas são tão direcionadas que parecem ler seu pensamento. A abordagem personalizada aos consumidores na rede faz parte de uma nova batizada de marketing 4.0, e oferece oportunidades únicas de diálogo com clientes. Está ao alcance de grandes e pequenas empresas e pode ser um bom antídoto em tempos de crise.

No livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, lançado em 2017, Philip Kotler enfatiza o principal papel desse novo tipo de marketing: promover a ação e a defesa da marca, impactando não apenas a internet, mas a relação fora das redes. As regras desse relacionamento entre marcas e pessoas, em tempos de hiperconexão, valem para todos. Empresas e consumidores andam lado a lado e o lucro é resultado da valorização dos consumidores. As marcas precisam incluir as demandas dos seus clientes nos produtos e serviços que ofertam.

Hoje, o consumo é um ato coletivo e passamos a ser prossumidores – produtores e consumidores de conteúdos. Isso muda o nosso vínculo com as marcas e a passividade diante das propagandas. As pessoas escolhem quais as empresas vão dar atenção, durante as horas de conexão, além de usar as redes para reclamar, elogiar e compartilhar a experiência com produtos. O contato direto entre cliente e empresa é alavancado com conteúdo de qualidade, interessante à rotina dos indivíduos.

O primeiro passo para uma estratégia de marketing digital é existir na internet. Crie um site ou blog e participe das redes onde seus clientes estão inseridos. É importante manter esses canais atualizados para garantir uma comunicação rápida, pois o diálogo ocorre todos os dias da semana. Nesses espaços, as marcas precisam assumir características humanas para iniciar uma relação de cumplicidade. A meta é converter clientes em advogados da marca, que irão defendê-la e recomendá-la. Pesquise bem o seu público-alvo para construir essa personagem em sintonia com os seus valores e preferências.

Monitore as informações produzidas nas redes para orientar as políticas da marca, em relação aos seus parceiros/consumidores. Leia as reclamações com a mesma atenção que lê os elogios. Responda rápido às críticas e denúncias para evitar crises de imagem. Veja quais os temas mais se destacam e avalie o que está dando certo.

O marketing 4.0 é uma opção viável em um cenário onde as empresas lidam com o desafio de enxugar orçamentos e o consumidor não é mais passivo. Tem o custo relativamente menor de investimento com alcance personalizado de clientes. No Instagram é possível promover um post, por três dias, com custo de cerca de R$ 4, delimitando o bairro, sexo, idade e gênero dos usuários impactados. Explore essas possibilidades no seu negócio.

* Professora de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Uerj