"Posse" de José de Abreu como "presidente" agita as redes sociais

"Evento" está marcado para esta sexta, no aeroporto

Por Ana Paula Silveira*

Evento do ator José de Abreu autoproclamado presidente movimenta redes sociais

Um evento intitulado "Posse do Presidente do Brasil autodeclarado José de Abreu" está movimentando o Facebook nos últimos dias. Marcado para esta sexta-feira (8), às 18h, no Aeroporto Tom Jobim, o encontro já conta com 8,4 mil participantes confirmados e cerca de 33 mil interessados.

O texto no post explica a motivação do evento: 'Se pode na Venezuela, pode no Brasil, afirma o ator, que adota o lema: 'O Brasil ao lado de todos, nem acima, nem abaixo. Nossa bandeira jamais será laranja'

Autoproclamação

Com a "medida", o ator José de Abreu satiriza ao mesmo tempo o deputado venezuelano Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente da Venezuela no lugar de Nicolás Maduro em 11 de janeiro e  também os governantes que o reconheceram como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Mauricio Macri e outros.

O nome no perfil na rede social já foi alterado para 'José de Abreu, autoproclamado Presidente do Brasil'. A brincadeira começou no início do ano, com uma série de postagens na rede social. "A ideia veio do Guaidó, algo insólita e inédita e como tudo na minha vida aconteceu por acaso. Veio na minha cabeça, alguém sugeriu e mandei bronca. Foi crescendo e crescendo. Acabei de me proclamando presidente do Brasil. Quem me apoia?", indagou, sendo curtido por milhares de pessoas. 

Com a grande aceitação dos internautas, ele marcou a data da posse e explicou: "Estou na Grécia e assumo dia 8 de março, no Galeão". E não perdeu tempo para convocar como vice-presidente a gaúcha e deputada Maria do Rosário. "A mulher que enfrentou o Bozo cara a cara".

"Equipe de Governo"

O polêmico artista pretende contar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seu ministério, preso em abril de 2018. "Lula está nomeado chefe da Casa Civil, Militar e Religiosa", para pouco depois exigir: "Eu, auto declarado Presidente do Brasil, exijo que Lula seja solto para assumir o Ministério dos Justos". E como primeiro ato ele quer mudar a capital do país para o Nordeste.

Hino Nacional

Sem fugir das polêmicas, o "presidente" José de Abreu declarou que "o Hino Nacional só será cantado por iniciativa dos brasileiros em qualquer tipo de solenidade sendo proibida sua obrigatoriedade em todo Território Nacional". E determinou que "a Vale vai voltar a se chamar Vale do Do Rio Doce e terá que passar a eternidade limpando os rios do Brasil".

Troca de farpas

O ator José de Abreu é assumido opositor do presidente da República Jair Bolsonaro. Nas últimas horas, o global vem trocando farpas com o ex-capitão no twitter, após as publicações e posições polêmicas do presidente. 

Em sua conta pessoal na mesma rede social, Bolsonaro rebateu as críticas do ator. 

O ator rebateu as críticas do presidente da República.