Brasil conquista primeira medalha com Felipe Wu, no tiro

Brasileiro conquistou a prata 96 anos depois da vitória de Guilherme Paraense, em Antuérpia

Por

Brasil conquistou a primeira medalha nos Jogos Rio 2016 neste sábado (6) com Felipe Wu, no tiro com pistola de ar 10m. O brasileiro ficou com a prata. Wu leva a modalidade a uma medalha olímpica 96 anos depois da conquista de Guilherme Paraense, em Antuérpia, que conseguiu a primeira conquista para o Brasil na história com o ouro, em 1920.

Wu, que chegou aos Jogos como número um do ranking mundial, superou o chinês Wei Pang, que terminou com o bronze. O vietnamita XuanVinh Hoang conquistou o ouro, na prova disputada no Centro Olímpico de Tiro, no Parque de Deodoro.

Wu categorizou a conquista como a realização de um sonho. Chegando a treinar no quintal da sua casa, em uma época bem diferente em relação a que vive hoje, o brasileiro acabou demonstrando ser um exemplo de superação.

"É a realização de um sonho, era muito difícil ganhar medalha, mas sonhar é sempre possível. Queria muito ganhar essa medalha olímpica, estou muito feliz. Sem palavras", comentou Wu logo após a cerimônia de premiação da prova.

Felipe Wu não teve um desempenho digno de medalhista de prata na classificatória. Indo à final apenas com o sétimo melhor resultado, ele assegurou que já sabia da necessidade de manter a média que vinha apresentando na Copa do Mundo para se classificar para a grande decisão.

"Na classificatória, embora fiquei em sétimo, fiz exatamente o mesmo resultado que ganhei a Copa do Mundo. A gente sabia que era um resultado suficiente para chegar até a final, meu maior trabalho era passar para a final, e na final já estava tranquilo, era só aproveitar", disse.

Agora, Felipe Wu se prepara para o início da disputa do tiro esportivo em outra categoria. Confiante após o bom início de Olimpíadas, ele revelou que irá maneirar nas comemorações. "Hoje vou comemorar, não sei como. A partir de amanhã vou começar a treinar para a pistola de 50m e depois do dia 10 comemorar mais".

Com Terra