Rio 2016: após queixas, 500 operários fazem reparos na Vila Olímpica

Por

Após as reclamações da delegação australiana com relação ás condições da Vila Olímpica, cerca de 500 operários foram encaminhados nesta segunda-feira (25) para concluir reparos e limpeza nos apartamentos, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A previsão é de que até quinta-feira (28) os problemas estejam solucionados.

Cinquenta bombeiros hidráulicos e eletricistas chegaram de manhã cedo para fazer os consertos. A equipe da limpeza foi realocada do Maracanã. Seis técnicos da CEG foram enviados para vistoria nas instalações de gás.

Austrália reclama de instalações e se recusa a entrar na Vila Olímpica

A chefe de missão da delegação australiana, Kitty Chiller, informou neste domingo (24) que os atletas australianos dispensam a Vila dos Atletas, até que diversos problemas de gás, encanamento e eletricidade sejam resolvidos. Para ela, a vila não é "nem segura e nem está pronta". Dezenas de outras delegações também teriam reportado queixas. O local foi aberto oficialmente neste domingo pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para as delegações esportivas nacionais e estrangeiras.

Em meio aos problemas com a hospedagem das equipes, uma das questões levantadas seria quem deveria pagar pelos gastos extras. De acordo com o jornal Estadão, delegações querem que uma alternativa seja dada pelo COI, enquanto este estaria colocando pressão sobre o Comitê Organizador.

>> 'Não queremos cangurus, queremos encanadores', diz Austrália a prefeito

>> 

O diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mário Andrada, contudo, disse à Agência Brasil que não houve mais problemas com outras delegações e que a Grã-Bretanha, por exemplo, não mudou de planos. “A equipe já está aqui, esperando pelos seus atletas.” De acordo com ele, a expectativa é que, ainda neste domingo, a Vila Olímpica receba em torno de 600 atletas.

A Vila Olímpica foi entregue pelo prefeito Eduardo Paes ao Comitê Rio 2016 no dia 15 de junho. O condomínio conta com 17 prédios de 31 andares, em um total de 3.604 apartamentos e capacidade para receber quase 18 mil atletas e membros de equipes técnicas durante os jogos.