Francofonia e Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016 assinam acordo de parceria
O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, Carlos Nuzman e a Grande Testemunha da Francofonia, Manu Dibango, assinaram hoje um acordo de parceria sobre o uso da língua francesa durante os Jogos do Rio 2016.
O acordo foi firmado em presença de membros do Comitê Olímpico Internacional e doComitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, bem como de representantes do corpo diplomático francófono e de artistas brasileiros.
“Esta parceria garante o lugar da língua francesa nos Jogos do Rio, e representa também um grande incentivo à realização de várias outras ações conjuntas no âmbito cultural, educativo e esportivo que promovem o plurilinguismo e o multiculturalismo”, afirmou Manu Dibango.
O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016 declarou-se muito satisfeito com a perspectiva de trabalhar com o Sr. Dibango, que é o primeiro artista e o primeiro africano a ser nomeado como a Grande Testemunha da Francofonia. Carlos Nuzman aproveitou para ressaltar a importância dos vínculos passados e presentes entre o Brasil e o continente africano.
“O Brasil recebe com grande alegria a escolha de Manu Dibango, cuja música representa o ponto alto do encontro entre as culturas. O Comitê Organizador dos Jogos apoiará plenamente o trabalho da Grande Testemunha da Francofonia, garantindo que os serviços linguísticos oferecidos aos oficiais, aos jornalistas e ao grande público o sejam efetivamente em francês, que junto com o idioma inglês é uma das duas línguas oficiais dos Jogos Olímpicos modernos”, disse Carlos Nuzman.
Depois de sua visita ao Rio, Manu Dibango segue sua viagem para Brasília, onde se encontrará com autoridades da política brasileira e com os embaixadores dos Estados e governos membros da Francofonia, a fim de definir as diretrizes de suas ações.
Manu Dibango é a 7ª Grande Testemunha da Francofonia. Nesta função, ele sucede ao Secretário perpétuo da Academia francesa, Hélène Carrère d’Encausse (Jogos de Sotchi 2014), à atual Secretária geral da Francofonia e antiga Governadora geral do Canadá, Michaëlle Jean (Londres 2012), ao antigo Presidente da Confederação Suíça, Pascal Couchepin (Vancouver 2010), ao antigo Primeiro ministro francês, Jean-Pierre Raffarin (Pequim 2008), a Lise Bissonnette (Turin 2006), e a Hervé Bourges (Atenas 2004)
