Brasil conquista crescimento nas exportações de tecnologia para couro e calçados

Por

O Brasil se destaca no cenário internacional como fabricante de máquinas e equipamentos para couro e calçados. E a presença no mercado externo cresceu em 2016, com ênfase para a América Latina. As exportações do setor totalizaram US$ 18,3 milhões no ano passado, o que representa incremento de 4,5% na comparação com 2015.

Os maiores compradores foram Argentina e México, tradicionais clientes do Brasil, mas a tecnologia brasileira teve como destino 38 países, que adquiriram 148 produtos diferentes, fornecidos por 50 empresas brasileiras.

Cristiane Stoffel (foto), diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq), destaca que “2016 foi um ano de desafios para as indústrias de um modo geral e não foi diferente para as nossas indústrias de máquinas”. Por outro lado, a dirigente da entidade observa que “neste ano o câmbio contribuiu para as exportações, o que fez com que a Abrameq se dedicasse ainda mais na promoção comercial da indústria de máquinas brasileiras no mercado externo, resultando num incremento das receitas de exportação de nossos associados”.

“A participação das nossas empresas associadas nas iniciativas que desenvolvemos foi fundamental para este resultado”, sublinha Cristiane, que salienta a importância decisiva de instituições parceiras, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

Para 2017, a diretora executiva da Abrameq estima que “o cenário para as exportações se mantenha favorável e que o mercado interno comece a apresentar recuperação”. Para que neste ano os resultados sejam bons, o gestor de projetos da entidade, Vinícius Fonte, relata que “seguimos com muitas ações de promoção comercial. Em fevereiro, ocorrerão duas ações, uma na Colômbia mostrando neste mercado todos os diferenciais existentes nos nossos produtos brasileiros e, outra, no mercado interno, no polo de Birigui (SP), onde será realizada feira de máquinas da Abrameq, expondo estes diferenciais às indústrias calçadistas desta região”.

O gestor adiciona que, em março, nossos esforços serão para a Fimec, maior feira do setor de máquinas, que será realizada de 14 a 16 de março, em Novo Hamburgo (RS). Nesta feira, comenta Vinícius, “esperamos ótimo resultado. Além das ações tradicionais nesta feira, a Abrameq estará realizando atividades inovadoras, visando potencializar bons resultados de vendas para nossas empresas”.