Brasil deve ser a única viagem internacional do papa em 2013

Por

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que a única viagem internacional do papa Francisco confirmada até o momento é para o Rio de Janeiro, em julho.    

"Podem esperar a viagem do papa ao Rio de Janeiro em julho, sobre a qual já falamos várias vezes, e provavelmente uma visita a Assis [na Itália]. Isso, pelas informações que possuo, é o que posso dizer sobre as viagens do papa para este ano", afirmou Lombardi.    

Nesta semana, o responsável por organizar as viagens internacionais do Pontífice, Alberto Gasbarri, foi ao Rio de Janeiro para definir os detalhes da visita, que ocorre por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), agendada para 23 a 28 de julho.    

"O programa [de compromissos] dependerá da sensibilidade do papa", disse Gasbarri em uma entrevista à Rádio Vaticana.    

Ele, porém, já confirmou a participação do papa na cerimônia de abertura da JMJ, na vigília e na missa que encerrará o evento, a qual será celebrada no dia 28, no Campus Fidei, em Guaratiba. 

Gasbarri também visitou a cidade de Aparecida, em São Paulo, onde fica o maior santuário católico do Brasil. Fontes do Vaticano afirmam que o papa Francisco também deverá passar pelo município durante sua viagem ao Brasil.