Enorme buraco até já completou aniversário

Por

Na Praia de São Conrado, o quadro também é de abandono. Em frente ao esqueleto do antigo Hotel Nacional, a grade do deque junto à praia está tomada pela ferrugem. Um risco iminente para adultos e crianças.

Barman do Hotel Sheraton, na Barra, Antônio Fábio Aragão, 33 anos, sempre vai à Praia de São Conrado com a mulher, Rosamaria, e os filhos, Samuel, 2 anos, e Ana Lúcia, 4, mas lamenta.

– É triste ver abandonada uma praia que há alguns anos era a preferida dos surfistas e palco de várias competições – criticou. – Todas as manhãs, ali, depois do deque, há despejo de esgoto na água. E, em São Conrado é cobrado o IPTU mais caro do Rio. Uma antiga cratera no piso do deque foi alvo de uma pichação, que ironiza as autoridades: “Será que alguém viu esse buraco?”.

– Já está aí há mais de um ano.

Cantamos até parabéns pra você – brincou Severino Ferreira, dono de um dos quiosque no calçadão.

Descaso que se vê, também, no Mirante do Vidigal, com vista privilegiada para o mar. Lá, bancos e mesas de cimento estão quebrados. Uma delas está de cabeça para baixo. – Moro no Vidigal e dói ver um lugar tão bonito, largado – disse a recepcionista Edijane Brito.

Limpeza com rapel A Comlurb informou que intensificará a limpeza diária do Mirante do Leblon e que duas vezes por semana uma equipe usará rapel para limpar a área das pedras, em frente ao deque. A companhia de limpeza urbana pede aos frequentadores para não jogarem lixo no local pois existem contâineres junto aos quiosques, além de três cestas coletoras.

Já a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, diz ter um programa de recuperação de deques e píeres, em peças de madeira, e promete restaurar suas estruturas de concreto, pilaretes, guarda-corpos, cabos de aço e cercas. A previsão para o término do trabalho é de 180 dias.