Erdogan manda recado para Alemanha não interferir em assuntos da Turquia

Por

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que a Alemanha não tem o direito de interferir em questões internas do seu país, se referindo às críticas alemãs às inúmeras ações que vêm sendo adotadas por Ancara desde o golpe militar fracassado do ano passado.

"A Turquia é um Estado social-democrata baseado na lei e ninguém tem o direito de interferir em seus assuntos internos", disse o líder turco antes de partir para o Golfo Pérsico, onde tentará acalmar as tensões existentes em torno da crise do Qatar.

O governo alemão criticou a Turquia recentemente pela detenção de ativistas dos direitos humanos, incluindo um cidadão alemão, acusados de estarem ligados a organizações terroristas. Após demonstrar sua insatisfação ao embaixador turco em Berlim, a Alemanha chegou a avisar a seus cidadãos que sua segurança não pode ser garantida na Turquia, assim como o acesso consular.

Esse foi o último de uma série de episódios de desentendimentos entre os dois países ao longo dos últimos meses, incluindo recriminações ao referendo que aumentou os poderes de Erdogan e a retirada de militares alemães da base de Incirlik.

> > Sputnik