Trump deve retirar EUA da Parceria Transpacífico nesta segunda, diz TV

Por

Donald Trump deve retirar os EUA da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês nesta segunda-feira (23), de acordo com a emissora CNN. Esta deve ser a primeira ação executiva do novo presidente dos Estados Unidos.

A saída do país do TPP deve inviabilizar a parceria, que buscava estabelecer um contraponto ao aumento da influência econômica e política da China.

A parceria estabelece normas comuns sobre questões que vão desde os direitos dos trabalhadores à proteção da propriedade intelectual em 12 nações da região do Pacífico.

A agenda oficial de Trump nesta segunda prevê a assinatura de ordens executivas às 10h30 (13h30 em Brasília) no Salão Oval. A assinatura do TPP foi uma das principais iniciativas de integração comercial do antecessor de Trump, o democrata Barack Obama. O pacto, contudo, não chegou a ser ratificado pelo Congresso dos EUA.

Durante a campanha à presidência, Trump criticou a integração comercial com outros países, afirmando que o livre comércio traz prejuízos para a indústria e o emprego nos EUA.