Itália comemora hoje Epifania e Dia da Befana

Feriado italiano é marcado por celebrações religiosa e pagã

Por

A Itália celebra hoje (6) a festa religiosa da Epifania e a celebração pagã da chegada da bruxa Befana, uma espécie de Papai Noel que deixa doces e presentes para as crianças italianas.

Segundo a lenda, na madrugada do dia 6, a velha deixa doces para as crianças que foram boas e carvão para as que se comportaram mal no último anos. Ela teria negado abrigo aos Reis Magos e agora tenta reparar o mal feito.

Segundo dados da Confederação Nacional de Cultivadores Diretos (Coldiretti) da Itália, cerca de 45% das famílias penduram meias em suas casas para que a bruxa possa deixar as lembranças.

Não se sabe ao certo a origem da tradição tipicamente italiana.

Acredita-se que a figura da bruxa teria se baseado na deusa greco-romana Diana. Religião - Na festa que lembra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, o papa Francisco, na tradicional missa da Epifania, disse hoje que "anunciar o evangelho é uma opção entre tantas outras que podemos fazer".

Isso significa, disse, "ser iluminado por Deus e refletir sua luz em seu serviço. Não existe outro caminho".

No dia da Epifania é comum que sejam realizadas procissões em todo o país. Uma das festas mais tradicionais acontece em Florença, onde três homens em cavalos percorrem as ruas da cidade para entregar as oferendas ao menino Jesus.

Brasil - No Brasil, os religiosos acreditam que é a data para desmontar a árvore e retirar os enfeites natalinos da casa.