Terrorista francês foi morto na Síria, diz coalizão

'Souleyman' era acusado de ajudar a planejar atentados em Paris

Por

O terrorista francês Charaffe al-Mouadan, mais conhecido como Souleyman, foi morto em um ataque aéreo na Síria em 24 de dezembro, informou o coronel Steve Warren, porta-voz da coalizão que luta contra o Estado Islâmico (EI, ex-Isis), em uma rápida entrevista no Pentágono nesta terça-feira (29).

O francês é considerado um dos mentores da série de atentados terroristas no dia 13 de novembro em Paris, que deixou 130 mortos, e era "ativamente ligado aos planos de ataques contra o Ocidente".

Segundo o porta-voz, Souleyman tinha uma ligação direta com Abdelhamid Abaaoud, que orquestrou a série de atentados em Paris. "Nós vamos caçar os líderes que trabalham para inspirar ataques contra os EUA e nossos aliados", destacou Warren. Ele ainda informou que outros nove líderes do Estado Islâmico foram mortos no mesmo ataque aéreo.

De acordo com uma matéria publicada no jornal "Le Parisien" no dia 21 de dezembro, as autoridades francesas acreditavam que Souleyman estava por trás dos atentados. O jihadista havia se mudado para a Síria em 2013 e teria sido condenado em outubro de 2012 por "associação criminosa com fins terroristas"