Naufrágio mata oito migrantes, incluindo seis crianças, na Turquia
Oito migrantes, incluindo seis crianças, morreram nesta quinta-feira (24) em um naufrágio no Mar Egeu, na costa da Turquia. Eles partiram da cidade turca de Bademli (oeste) e naufragaram quando seguiam para a ilha grega de Lesbos.
A Guarda Costeira da Turquia procura 14 desaparecidos. Não foi informada ainda a nacionalidade dos migrantes.
Os migrantes continuam se arriscando para tentar entrar na União Europeia (UE), mas em menor número do que nos últimos meses, por causa do frio. No inverno, a travessia do Mar Egeu se torna mais perigosa e os naufrágios acontecem quase diariamente.
Segundo a imprensa turca, com a queda da demanda, os traficantes de seres humanos oferecem agora seus serviços ao preço de 500 dólares por pessoa. No verão eles cobravam US$ 1.200.
Pelo menos 13 migrantes, incluindo sete crianças, morreram afogados nas proximidades da ilha grega de Farmakonissi na madrugada de quarta-feira. Na terça-feira, 11 migrantes, entre eles três crianças, morreram na costa turca.
De acordo com a OIM, quase 3.700 migrantes, em sua maioria de países em guerra como Síria, Iraque e Afeganistão, morreram ou desapareceram desde janeiro no mar.
