Governo sírio está disposto a participar em negociações de paz

Por

O ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Muallem, disse em Pequim, que o governo da Síria está "disposto a participar" das negociações previstas para o fim de janeiro em Genebra para tentar acabar com a guerra civil.

"A Síria está disposta a participar no diálogo entre sírios em Genebra, sem interferência estrangeira", declarou Muallem após um encontro com seu colega chinês, Wang Yi.

Ele também afirmou que a Síria espera receber uma lista de "organizações terroristas" que não terão a permissão de participar nas negociações.

Além das negociações entre a oposição e o regime de Damasco, assim como um cessar-fogo, o texto da resolução aprovada prevê um governo de transição em seis meses e eleições em 18 meses.

A China é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, cujos 15 integrantes, incluindo a Rússia, aprovaram na semana passada, pela primeira vez em quase cinco anos de conflito, uma resolução que estabelece um mapa do caminho para uma solução política à guerra civil na Síria.