Iraque lança ofensiva para reconquistar Ramadi do Estado Islâmico

Por

As Forças Armadas do Iraque lançaram nesta terça-feira (22) uma operação para reconquistar a cidade de Ramadi, que está sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) desde maio.    

De acordo com o porta-voz da força de elite antiterrorista do Iraque, Sabah al-Numani, o município será reconquistado dentro de 72 horas. A ofensiva militar foi lançada em diversas direções a Ramadi, que é a capital da província de Al Anbar. 

As tropas iraquianas contam com o apoio da coalizão internacional guiada pelos Estados Unidos na lutra contra o EI. De acordo com fontes locais, os agentes do Exército, da unidade antiterrorista e da polícia já conquistaram os bairros de Thubbat, Geraishy e Al Bakr.    

Há meses, as forças iraquianas tentam se aproximar da cidade, onde ainda há centenas de jihadistas e civis isolados. No último domingo (20), aviões oficiais bombardearam Ramadi e pediram para a população deixar a cidade imediatamente, indicando as vias de fuga. 

No entanto, a imprensa iraquiana afirma que os combates contra os membros do EI estão provocando vítimas civis e que ao menos oito pessoas, entre elas crianças, foram mortas nos bombardeios.    

Outros 14 soldados e milicianos xiitas aliados às forças iraquianas morreram em um ataque com carro-bomba.    

Ramadi, que fica a 110 quilômetros a oeste da capital do Iraque, Bagdá, tem uma importância estratégica na luta contra o Estado Islâmico por oferecer vias de ligação com a Síria e a Jordânia.