The Guardian diz que bombas da OTAN espalham conflito

Por

O jornal britânico The Guardian, publicou dia 9 de outubro uma matéria sobre bombardeio da OTAN. A greve pode ter atingido  um centro médico nas proximidades. "sto é como um porta-voz anônimo da OTAN  descreveu o desastre de sábado no Afeganistão. "Nós bombardeamos um hospital, matando 22 pessoas." Mas as palavras "povo", "hospitais" e "bomba", muito menos "nós", estão proibidos de ser pronunciadas pela OTAN. Seus assessores de imprensa são treinados para não  falar nenhuma língua humana reconhecível. O esforço é para criar distância: distância de responsabilidade, distância de consequências, distância acima de tudo da humanidade daqueles que foram mortos. Eles não merecem sequer um substantivo concreto. Faça o que fizer, não sentem nada.

Segundo a matéria,  a OTAN  sugere que destruição do hospital em Kunduz  não foi proposital, porque o alvo era outro. Mas o hospital, dirigido por Médecins Sans Frontières, foi o único alvo do bombardeio, por um avião norte-americano que voltou várias vezes, atirando bombas em um edifício a partir do qual funcionários e pacientes estavam tentando escapar. Primeiro atiram, depois respondem ás perguntas depois. A aparente indiferença da OTAN para a vida e a verdade não poderia deixar de enfurecer pessoas que estão atualmente sem envolvimento em conflitos no Afeganistão. Em comparação com os seus antecessores, e seus possíveis sucessores (incluindo Hillary Clinton), Obama é um modelo de contenção e franqueza. No entanto, suas forças armadas ainda espalham bombas como se fossem confete.

Não existem desculpas quando bombas são atiradas a partir de aviões ou drones, pelos EUA, Reino Unido, Rússia, Israel, Arábia Saudita ou quaisquer outro país. Isso não quer dizer que nunca há um argumento para a guerra aérea. No entanto, a cada mês, vemos relatos de ataques aéreos que parecem imprudentes e impulsivos. É claro que os Taliban, Isis e al-Qaida não só mataram e matam civis aleatoriamente, mas também são assassinados deliberadamente.