Moscou promete resposta a novas sanções dos EUA

Por

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quarta-feira (2), por meio de nota, que o país não responderá "necessariamente de modo simétrico" às novas sanções anunciadas pelos Estados Unidos.    

Mais cedo, Washington havia divulgado que pretende aplicar restrições a algumas empresas russas no âmbito de sua legislação de não-proliferação nuclear, que diz respeito principalmente a Irã, Síria e Coreia do Norte.    

No entanto, Moscou alega que o verdadeiro motivo por trás das sanções é a crise no leste da Ucrânia, que ainda convive com movimentos separatistas pró-Rússia.    

"A ampliação das sanções anunciada por Washington não é apenas mais uma demonstração da incapacidade norte-americana de avaliar corretamente o que acontece na Ucrânia, mas a continuação de uma linha de certos círculos governativos que consiste na consciente e contínua destruição das bases para a normalização das relações entre Rússia e EUA", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.    

Além disso, a chancelaria afirma que a crise no país vizinho foi provocada e alimentada pelo "além-mar" e usada pelo governo dos Estados Unidos para "impor um modelo de comportamento inaceitável".