EUA pede extradição de Marin e outros seis cartolas

Dirigentes da Fifa foram presos em maio, na Suíça, por corrupção

Por

As autoridades dos Estados Unidos deram entrada em um pedido formal para a extradição de sete dirigentes da Fifa presos em Zurique, na Suíça, em maio, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. 

O pedido formal de extradição chegou ontem (1) à Suíça, dois dias antes do prazo final para a solicitação de transferência dos presos, baseado na acusação de corrupção. De acordo com as autoridades norte-americanas, os esquemas foram montados em território nacional. 

A partir de agora, Marin e os demais cartolas serão notificados e terão 14 dias, que podem ser prorrogáveis por mais 14, para se manifestarem. Por sua vez, o Departamento de Justiça da Suíça afirmou que tomará sua decisão sobre a extradição em "poucas semanas", após ouvir os detidos. Os cartolas poderão recorrer à Corte Federal Criminal e à Suprema Corte. Os sete dirigentes foram presos em 27 de maio, quando se preparavam para participar de um congresso da Fifa. Eles estavam sendo investigados pela Justiça norte-americana por corrupção em direitos de transmissão e marketing. O escândalo fez o presidente da entidade, Joseph Blatter, renunciar dias depois. (ANSA)