Justiça francesa encerra inquérito sobre morte de Arafat

Por

Os magistrados franceses encarregados do inquérito que apurava o suposto homicídio do ex-líder palestino Yasser Arafat, ocorrido em 2004, concluíram seus trabalhos no último mês de abril.    

O caso já foi transferido para a Procuradoria, que agora tem 90 dias para apresentar suas conclusões. No entanto, segundo fontes que acompanham a investigação, se durante os próximos três meses não houver nenhuma acusação formal, o processo será arquivado.    

O inquérito havia sido aberto em agosto de 2012, após uma denúncia apresentada por Suha Arafat, esposa do ex-presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A viúva do Prêmio Nobel da Paz de 1994 se dirigiu à Justiça da França após a descoberta de traços de polônio em alguns pertences do ex-líder.    

Arafat morreu em novembro de 2004, aos 75 anos, em um hospital militar de Clamart, nos arredores de Paris, depois de uma repentina piora em seu estado de saúde. Os médicos disseram na época que a causa da morte foi uma falência múltipla dos órgãos.