Polícia deixa casa de copiloto de voo que caiu na França com pertences da família

Familiares da tripulação visitaram local da queda separados das famílias das vítimas

Por

A polícia alemã realizou buscas na casa dos pais do copiloto Andreas Lubitz, que teria derrubado "deliberadamente" o avião da Germanwings na última terça-feira (24), segundo as autoridades francesas. Os policiais deixaram a residência com caixas e sacolas com pertences da família, entre eles um computador. Outros locais também foram revistados, como um apartamento em Düsseldorf, onde o copiloto morava.

As famílias da tripulação visitaram a área em que avião caiu, nos alpes franceses, separadas das famílias das vítimas, de acordo com informações do "El País".

Segundo o promotor de Marselha, Andreas Lubitz, um alemão de 28 anos, aparentemente derrubou "deliberadamente" o avião com 150 pessoas a bordo, depois de trancar o piloto fora da cabine, que tinha deixado o cockpit para ir ao lavatório, e assumir o controle. Os passageiros só teriam notado o que ocorria momentos antes da queda. 

"Nenhuma mensagem de socorro ou urgência foi recebida por controladores de tráfego aéreo e nenhuma resposta foi dada a todas as chamadas dos vários controladores de tráfego aéreo", disse o promotor Brice Robin.

Na gravação extraída de uma das caixas-pretas do avião, é possível ouvir o piloto gritando do exterior da cabine, pedindo para entrar, além de chamadas do controle de tráfego aéreo, que não foram respondidas. De acordo com o procurador, a respiração de Andreas Lubitz também é audível nas gravações, o que prova que ele não perdeu a consciência durante a queda. 

Segundo informações da página de Lubitz no Facebook, que foi deletada, ele parecia ter uma vida normal, com interesses semelhantes aos de qualquer outro jovem de sua idade.

O acidente gerou medidas como a do governo do Canadá, que anunciou que deve exigir a permanência de duas pessoas na cabine dos voos de todas as companhias aéreas do país a partir de agora.

Saiba mais:

>> Acidente nos Alpes não é o primeiro com causa proposital, diz órgão de segurança

>> Merkel diz estar 'chocada' com queda proposital de avião

>> Lufthansa diz que acidente foi causado 'de propósito'

>> Copiloto estava sozinho em cabine na hora da queda de jato

>> Procuradoria diz que copiloto queria 'destruir' avião

>> Copiloto do Airbus tinha 630 horas de voo, diz Lufthansa