Desenho rupestre mais antigo está na Indonésia
Um desenho rupestre considerado o mais antigo do mundo, com quase 40 mil anos, foi descoberto na Indonésia, na ilha de Sulawesi, revela um artigo publicado pela revista científica Nature. A pintura representa um javali primitivo e foi encontrada ao lado de outros desenhos de animais e de mãos humanas, que seriam muito parecidos com os desenhos das cavernas europeias.
A descoberta foi realizada pela equipe de pesquisa coordenada pelo arqueólogo Maxime Aubert, da Universidade de Griffith, na Austrália.
Os pesquisadores analisaram 12 desenhos de mãos humanas e dois de animais encontrados em sete grutas da Indonésia. Para descobrir a idade do desenho, os especialistas usaram a técnica chamada de urânio-tório, que mede os isótopos radioativos nas formações rochosas onde está desenhada a imagem.
O desenho considerado o mais antigo já encontrado, representa um "babirusa", um tipo de javali muito antigo que foi desenhado com muitos detalhes, como patas e rabo enrolado. "Estes desenhos estão entre os mais antigos já encontrados e o babirussa é um dos primeiros animais que o homem desenhou", observa Aubert.
Estas imagens já tinham sido encontradas nos anos 1950, mas por mais de 60 anos se acreditou que não tivessem mais de 10 mil anos. A nova data foi surpreendente e obriga que sejam revistas muitas teorias sobre a arte figurativa da pré-história.
Segundo os especialistas, novas pesquisas serão desenvolvidas para entender se aquelas expressões artísticas seriam um patrimônio comum em todas as sociedades primitivas, já que os desenhos da indonésia se parecem com os da Europa realizados no mesmo período, ou se cada população desenvolveu suas formas de arte.
