Presidente do Peru nega indulto a Alberto Fujimori

Por

O presidente do Peru, Ollanta Humala, negou o indulto pedido pelo ex-mandatário Alberto Fujimori, que está preso por violação dos direitos humanos, por problemas de saúde. A decisão é divulgada quase um ano após o pedido apresentado pelos filhos de Fujimori.

Segundo explicou o ministro da Justiça, Daniel Figallo, Humala atendeu a recomendação feita por uma comissão presidencial, que após examinar Fujimori constatou que ele não sofre de uma doença terminal.

A família de Fujimori alega que ele sofre de graves problemas de saúde e, por isso, solicitou o perdão presidencial por razões humanitárias, possibilidade que abriu uma forte polêmica e dividiu o país.

Fujimori foi condenado em 2009 como autor do assassinato de 25 pessoas no momento em que o Peru era assolado pela guerrilha Sendero Luminoso. O ex-presidente, que governou o país entre 1990 e 2000, está em uma prisão de Lima desde 2007, quando foi extraditado do Chile a pedido da justiça peruana.