Bin Laden pagou suborno para construir casa no Paquistão, diz jornal

Por

ISLAMABAD - O ex-líder da organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda Osama bin Laden foi obrigado a pagar suborno a um funcionário público paquistanês para poder construir sua casa na cidade de Abbottabad, na qual foi descoberto e morto por agentes dos Estados Unidos em 2 de maio de 2011, revelou a imprensa do Paquistão.

O ex-líder da Al-Qaeda teria sido obrigado a pagar 50 mil rúpias (cerca de R$ 1 mil) a um funcionário administrativo municipal que só depois de receber o suborno assinou a autorização para a construção de um edifício de três andares cercado de um muro com mais de quatro metros, informou o jornal Daily Jang.

O caso à tona veio após especialistas traduzirem um diário de Bin Laden, no qual ele anotava os momentos mais importantes do seu cotidiano. Em um trecho, ele menciona a autorização dada aos seus colaboradores para o pagamento da quantia ao funcionário.

Com a descoberta, o funcionário do governo foi detido por corrupção. A casa de Bin Laden foi demolida pelo Exército paquistanês em fevereiro deste ano. Na residência, foram encontrados o diário e outros 137 mil documentos.