Comentário de Obama causa polêmica na Polônia

Presidente norte-americano foi vaiado em discurso durante condecoração de soldado 

Por

O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, causou polêmica durante discurso na Polônia ao anunciar uma condecoração a um combatente do país durante a Segunda Guerra Mundial. O americano falou sobre "campos de concentração poloneses" o que, segundo os críticos, não deixa deixa claro que não houve participação de Varsóvia nas atrocidades cometidas pelos nazistas. 

A Casa Branca comunicou que Obama apenas cometeu um "lapso" ao falar em “campos de concentração poloneses e não em campos de concentração nazistas na Polônia” durante a entrega póstuma da Medalha Presidencial da Liberdade ao combatente Jan Karski.

“Lamentamos essa declaração equivocada, que não deve diminuir a clara intenção de honrar o senhor Karski e esses bravos cidadãos que ficaram ao lado da dignidade humana diante da tirania”, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Tommy Vietor.

Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia, disse aceitar a explicação dada pela Casa Branca, mas afirmou que ainda deseja “uma reação mais forte para eliminar esse tipo de erro para sempre”. De acordo com Tusk, um pedido de desculpas seria uma questão de “reputação” para os EUA.

O ex-presidente polonês Lech Walesa, vencedor do Nobel da Paz, disse que "deveríamos usar essa enorme gafe para assegurar que ninguém, em lugar nenhum do mundo, nunca mais diga isso".

Na tentativa de abafar a controvérsia rapidamente, a Casa Branca lembrou que Obama visitou monumentos em homenagem às vítimas do holocausto na Polônia e que elogiou a bravura dos combatentes do país por diversas vezes.

Em seu site, a Embaixada da Polônia em Washington tem um guia sobre campos de concentração que considera “um insulto factualmente incorreto” qualquer menção a campos de concentração poloneses.

Com Agências Internacionais