Monumento em homenagem a independência do México é inaugurado 

Evento ocorreu no último sábado, 7. Obra foi alvo de críticas devido ao custo e atraso na entrega.

Por

No último sábado, 7, foi inaugurada, na Cidade do México, o monumento "Estela de Luz", que homenageia o bicentenário da independência do país e o centenário da revolução, informa o site da presidência da república do México.

O atraso na entrega da estrutura - que ficou pronta 16 meses depois da data de independência do México, em Setembro de 2010 - foi alvo de muitas críticas e acusações de corrupção. Outra polêmica foi o custo da obra, que triplicou durante a construção e chegou a US$ 75 milhões.

O presidente Felipe Calderon afirmou que o monumento de 1,700 toneladas e que fica em Paseo de la Reforma, é "uma homenagem dos mexicanos de hoje para os heróis que nos últimos 200 anos formaram esta grande nação". O evento contou com fogos de artifício e música. 

Segundo o presidente, os problemas em relação ao custo e o tempo aconteceram devido aos "enormes desafios de engenharia" que se apresentaram, como o fortalecimento da torre contra terremotos, por exemplo. "Agora, nós temos um monumento em que os mexicanos podem se identificar", disse Calderon. 

Durante o evento, alguns protestantes reclamavam da obra e apelidaram a estrutura de "Monumento da Corrupção".