Gasoduto que une Egito a Israel e Jordânia sofre o oitavo ataque do ano

Por

O duto que transporta gás do Egito a Israel e Jordânia foi alvo nesta sexta-feira de um novo atentado à bomba, o oitavo do ano, anunciou a agência oficial egípcia Mena.

A explosão, a cerca de 60 km de Al Arish (norte da península do Sinai) não deixou vítimas, segundo testemunhas, que viram um grupo de homens sair rapidamente do local.

Segundo a Mena, no momento do atentado o duto realizava operações de manutenção, razão pela qual não estava transportando gás.

É o oitavo atentado que ocorre contra estas tubulações desde a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro.

Na opinião pública egípcia há uma forte rejeição aos contratos de entrega de gás a Israel, assinados na época de Mubarak.

O Egito fornece 43% do gás natural consumido em Israel, que utiliza o fluido para produzir 40% de sua energia elétrica.

O gás egípcio também garante 80% da produção de eletricidade da Jordânia.