Obama alerta que furacão Irene vai ser 'histórico'

Por

O presidente dos EUA, Barack Obama, alertou nesta sexta-feira  que os americanos devem encarar com seriedade o furacão Irene. Ele pediu ainda que a população obedeça às ordens de retirada dos locais pelo qual a tempestade vai passar.

"Tudo indica, neste ponto, que vai ser um furacão histórico", disse, em pronunciamento durante suas férias em Boston. Obama reforçou ainda que o fenômeno vai ser "extremamente perigoso e custoso".

Cerca de 55 milhões de pessoas estão em áreas que podem estar no caminho da tempestade, que deve incluir as cidades de Nova York e Washington, DC.

O furacão Irene deve atingir nesta sexta-feira o estado da Carolina do Norte e cidades ao longo da Costa Leste dos Estados Unidos. Os moradores começam a estocar alimentos e água. Dezenas de cidades, portos, refinarias de petróleo e usinas nucleares ativaram os planos de emergência para enfrentar o furacão.

As enchentes causadas pelo Irene mataram uma pessoa em Porto Rico e duas na República Dominicana. A tempestade provocou o corte de energia na capital das Bahamas, Nassau, e bloqueou estradas devido à queda de árvores.

Na Flórida, ventos causam forte ressaca

Após castigar as Bahamas, na quinta-feira, o Irene deve chegar com força máxima à Carolina do Norte no sábado, antes de seguir para Nova York.

Nesta sexta-feira, o furacão perdeu força e passou da categoria 3 para a 2 na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco. No entanto, os ventos ainda chegam a 175 km/h.

O centro do furacão está localizado a cerca de 675 km sul-sudoeste de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.

O presidente Barak Obama já declarou situação de emergência e liberou ajuda federal à Carolina do Norte. Os governadores da Carolina do Norte, Virginia, Maryland, Delaware, Nova Jersey, Nova York e Connecticut também declararam emergência.