Bento XVI abre procissão diante do caixão de João Paulo II

Por

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI abriu neste domingo a procissão diante do caixão de João Paulo II, instalado dentro da basílica de São Pedro, ao fim cerimônia de beatificação do Papa polonês.

Pouco depois de dar a comunhão a um grupo de fiéis e de saudar, em sete idiomas, os milhares de peregrinos presentes, o Pontífice liderou a procissão em homenagem ao novo beato.

Instalado diante do altar central, cercado por flores amarelas, a cor do Vaticano, o caixão de madeira clara de João Paulo II, que não foi aberto, tinha uma Bíblia aberta em cima.

Bento XVI rezou em silêncio ante o caixão do antecessor, com o qual colaborou por 23 anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O caixão de João Paulo II foi retirado na sexta-feira de sua sepultura nas grutas do Vaticano e colocado este domingo na basílica vaticana para veneração.

Depois de Bento XVI, os cardeais seguiram em procissão para o centro da basílica para venerar o caixão. Em seguida será a vez dos chefes de Estado e de Governo.

Mais tarde a multidão poderá prestar suas homenagens, começando pelos enfermos e deficientes.

As portas da basílica permanecerão abertas até o "último peregrino", segundo a Santa Sé.

Na segunda-feira à noite, o caixão será colocado definitivamente na capela de São Sebastião, ao lado da capela onde está localizada a célebre estátua Pietà de Michelangelo, na ala direita da Basílica de São Pedro.

A placa de mármore que cobria o túmulo nas grutas vaticanas será enviada para a Cracóvia, para ser utilizada na construção de uma nova igreja, que será erguida em nome do Papa polonês.